Nossas Produções

As competências de leitura e escrita em matemática são caracterizadas a partir de conjuntos de tarefas de ler a informação, dentro da informação e além da informação numa situação-problema que podem ter um reflexo positivo na sala de aula. 

A incorporação da metodologia de ler e escrever para aprender matemática demanda do professor pensar e construir estratégias de ensino e aprendizagem, que possam incentivar o aluno a cada vez mais aprender a matemática com a eficiência da leitura e escrita dos números.


Trabalhando com jornais e revistas percebi e intervi nas dificuldades dos meus alunos. Com isso, consegui desenvolver um vínculo nas socializações das atividades.

                                    SANDRA ESTÉR CAPOZZI







Ler é tudo de bom, sou apaixonada por livros, gosto de todo tipo de leitura. Ler é sonhar, viver, viajar, conhecer pessoas e lugares. Falar de leitura e escrita é lembrar de minha professora da 2ªsérie,ela sempre falava sobre a importância da leitura e escrita, dizia que temos de ler com o coração, sentir e vivenciar a história, as paisagens. Hoje tenho certeza que essa professora fez toda diferença em minha vida em relação ao prazer e gostar de ler.


                                                                                           SILVIA BORGES KAMILA








O hábito de ler está presente em minha vida desde a infância. É uma pratica constante, despretensiosa.
 Leio de tudo sem preconceitos; basta uma frase me cativar para a leitura acontecer. Através leitura há um enriquecimento cultural além de propiciar o aprendizado.  

SILVIA PAULA DE MELO






Penso que a leitura é muito importante para a construção do conhecimento, mudando nossa forma de olhar, sentir e entender tudo a nossa volta. A leitura pode abrir portas, nos levar a um mundo cheio de fantasias, conhecimento, nos enriquecendo e abrindo horizontes.
Sempre tive dificuldades com a leitura, nunca fui de pegar um livro e ler, pois não tinha essa vontade nem curiosidade.
Tive a alegria de ter o gosto pela leitura quando comecei a trabalhar com crianças. Tinha muita dificuldade em fazer os alunos a ter interesse na leitura pelo fato da minha falta de leitura.
Então percebi que tinha que mudar e comecei a ler um livro chamado o Vendedor de Sonhos de Augusto Cury onde me apaixonei e daí em diante não consegui mais parar de ler. Leio no mínimo 3 livros por ano e na escola onde trabalho com crianças leio as histórias e depois faço eles viajarem na leitura trabalhando com fantoches, teatro e contação de histórias.
Me descobri na leitura e hoje vejo o quanto é gostoso ler.
Concordo com a professora Marilena Chauí onde ela fala que "O livro é um mundo porque cria mundos.

VALERIA CANDIDA DE CARVALHO






A leitura em minha historia nunca foi incentivada por meus pais e nem mesmo pelos professores das séries iniciais, meus primeiros contatos com livros foi durante o colégio nas aulas da Professora Yara que após a leitura dos livros de literatura brasileira fazíamos um  resumo dos mesmos, era maravilhoso, descobri um mundo que até então era desconhecido.  Cursando a Universidade que desenvolvi o gosto pela leitura, hoje procuro incentivar meus filhos e alunos, afinal, sei da importância para o desenvolvimento das crianças, fazer da leitura um exercício agradável é meu objetivo, como disse a Prof Marilena a leitura abre para o mundo novas idéias e sentimentos novos, descobertas sobre nós mesmos os outros e a realidade.

VALERIA GEMA DE CARVALHO BORGES






A leitura é importante para todos nós, pois nos leva a lugares imaginários, intocáveis, nos abre novos horizontes nos ensina a pensar e refletir, enquanto nos levam para lugares, estes imaginários. Não tenho experiência em sala de leitura mais geralmente tendo trazer para os alunos mesmo em sala de aula alguns textos, letras de músicas para que sejam trabalhados em sala de aula.

VALERIA AUGUSTA DA SILVA





A ciência já comprova, mas nem precisava: literatura faz bem para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas do cérebro associadas à concentração e compreensão.
O que a ciência não comprova, é que a literatura também faz bem para a alma, pois, através dela conseguimos viajar, imaginar, sentir e ser mais criativos e mais claros ao nos expressar.
Atualmente leio pouco, de vez em quando um livro, uma reportagem interessante, por isso a minha grande dificuldade em escrever, ter ideias, tenho um vocabulário vasto. Nas minhas aulas sempre que possível procuro fazer leituras com meus alunos, principalmente os textos apresentados no caderno do aluno. 

"Os livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores" 
                                           (Charles Elliot) 

WILTON ALVES DE CARVALHO










Nenhum comentário:

Postar um comentário