sexta-feira, 28 de junho de 2013

Renove suas energias no estudo: mostre a si mesmo que está aprendendo

Muita gente sonha com alugar um carro e percorrer os 3.945 quilômetros da rota 66, uma das mais famosas estradas federais dos Estados Unidos, que liga Chicago (Illinois) a Santa Mônica (Califórnia). Que férias legais para quem gosta de dirigir, não? Mas suponha que o carro só possa andar a 1 metro por minuto. Daí, se o turista partisse de Chicago em junho desde ano, só chegaria a Santa Mônica em dezembro de 2020.
É assim que me sinto ao estudar matemática: estou numa rota superlegal, a paisagem é ótima, acho aventuras em cada parada à beira do caminho — mas viajo excessivamente devagar. Folheio um de meus livros e vejo que, 400 páginas à frente, há explicações e exercícios interessantes sobre números hipercomplexos. Quando chegar lá, sei que vou me divertir, mas às vezes fico duas semanas numa única página desse livro, pois ela contém exercícios difíceis e tenho apenas umas poucas horas por dia para estudar matemática.
Não se trata de um problema só da matemática: muitas outras empreitadas humanas se desenvolvem devagar. Comprar uma casa, e pagá-la completamente, leva anos. Também leva anos criar um filho, ou fundar uma empresa e se estabelecer como patrão e parceiro de negócios confiável. Mas a matemática, comparada a tais empreitadas, tem uma desvantagem: ela é mais abandonável.
Pensando bem, percebo que folheio o livro justamente para ter uma ideia do que aprenderei um dia, e faço isso porque meu ânimo fraqueja. Uma espiadela no futuro me ajuda a perseverar. Este mês, eis o meu ponto: para se dedicar à matemática sempre com afinco, o estudante deve recorrer a um recurso muito usado nas religiões — o ritual periódico, no qual renova as energias e a fé. Um ritual que funciona para mim: toda semana abro um de meus livros já lidos e resolvo um exercício a esmo; em geral, chego à solução mais facilmente que da primeira vez. É sinal de que estou aprendendo (estudar coisas novas, e mais difíceis, nos deixa mais fluentes nas coisas antigas), o que me deixa animado de novo.
Fonte: Revista Cálculo 
Junho/13

Um comentário:

  1. As organizations perpetually migrate to cloud-based hosting services, virtual machines and cloud-based security solutions
    like firewall-as-a-service (FWaaS) have grown in lockstep, resulting in the creation of cloud firewalls.
    cyfuture cloud

    ResponderExcluir